Importância da Vitamina D


Olá meninas, hoje é dia de falar em saúde e vida. Portanto, falarei para vocês as fontes e importância da vitamina D. Se liguem nas informações e não deixem de consultar o médico se tiverem dúvidas sobre a sua saúde. 


Para que serve a  VITAMINA D ?

Ela tem a função de controlar a quantidade do Cálcio no sangue, quando a quantidade de Cálcio está baixa a vitamina D tem a função de retirar o Cálcio dos ossos e levá-lo para o sangue. A vitamina também fortalece os osso e dentes. E, favorece todo o organismo atuando no sistema imune, no coração e até mesmo no cérebro.


Onde podemos encontrar a VITAMINA D ?

A maior parte dessa vitamina está em toda parte. Basta olhar para cima, e você encontrará a maior fonte de vitamina D que é o SOL. O nosso organismo não produz vitamina D. As maneiras pelo qual conseguimos essa vitamina é na ingestão de alimentos específicos ou tomando um pouco de Sol ( 10 minutos por dia são suficientes para a ativação da vitamina D ).

Fonte: www.freewords.com.br

Sabemos que o ideal é não se expor ao Sol sem proteção contra seus  raios, mas como o filtro UV acaba impedindo a produção de vitamina D você poderá escolher um fator de proteção mais baixo ou apenas expor uma parte do seu corpo no Sol ( Exemplo: Palmas das mãos ). Outra opção é apostar em alimentos fonte desse nutriente.

Os alimentos que ajudaram na produção da vitamina D, são : o atum cru, sardinha em conserva, salmão grelhado, gema de ovo, leite integral entre outros.

Quantidade ideal de vitamina D por dia:
- Até 50 anos - 5mcg
- A partir de 50 anos - 10mcg
- Acima de 70 anos - 15mcg

ATENÇÃO

1- A deficiência de vitaminas D pode causar: Fraturas ósseas, depressão, problemas cognitivos ( memória e raciocínio ), aumento de raquitismo em crianças e osteoporose em idosos.

2- Se você sente fraqueza, cansaço, desânimo procure seu médico. Você poderá fazer um simples exame de sangue e assim será possível detectar a deficiência da vitamina, se for o caso você poderá fazer uma suplementação.

3- É de suma importância que você tenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes como o Cálcio e a Vitamina D, pois uma depende da outra para que sua funcionalidade ocorra de forma correta.

4- Mais uma vez informo: Se você estiver sentindo os sintomas antes mencionados acima ou se tiver alguma dúvida sobre o assunto procure um profissional na área ( Médico ). Pois somente o médico poderá esclarecer algo sobre sua saúde.

5- Todas as informações nesse post são de caráter informativo.

Fontes de Pesquisa:
www.minhavida.com.br
biobionut09.blogspot.com



2 comentários:

  1. Muito interessante este post!

    Bjs

    http://dicasdebelezablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, não podemos descuidar não é ? Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para o Blog, então não saia sem comentar !!!