Meu Caderno de Organização Pessoal


Olá meninas, hoje vou mostrar para vocês o meu caderno de organização pessoal. Como a maioria de vocês já sabem a Fran do Blog Morando Sozinha divulgou a um tempo um post sobre esse tal caderninho (link do Post), além do post e vídeo da Fran assisti também outros e outros de várias blogueiras sobre o assunto. Juntando as dicas de cada uma consegui fazer o meu. Eu já tinha um caderno parecido mas sem graça e mal dividido, resolvi reformular a divisão e organizá-lo em outro caderno bem maior e com mais folhas. 

Meu caderno é básico e tem 200 folhas com 10 matéria. Pensei em personalizar a capa mas mudei de ideia, a capa é tão fofinha cheia de corações rosa, lilás e branco que me apaixonei de cara. 

Porquê eu escolhi um caderno grande de 10 matérias? 
Bom, primeiramente por que analisando bem as categorias que eu queria separar em abas cheguei a conclusão de que 200 folhas para mim seria o suficiente, menos que isso impossível (para mim não iria durar mais de 2 meses). Segundo é que o valor estava em conta R$10.90 e cá entre nós um caderninho fofinho de 96 folhas custa mais ou menos que isso né. Analisei custo X beneficio.

Antes de explicar como eu dividi as categorias vou passar algumas dicas:

- Analise antes quais as categorias que você precisa colocar no seu caderno de organizações.

- Se vai precisar levá-lo para todo lugar, analise se vale a pena ter um pequeno e durar pouco ou ter um grande para durar muito.

- Escreva e Leia todos os dias a rotina, tarefas e lembretes para enfim distribui-las na caixa de entrada.

- Novamente, LEIA todos os dias seu caderno para saber o que deve fazer naquele dia e executar todas as atividades.

- No inicio pode ser difícil ou complicado manter essa rotina de escrever e ler ele, mas mesmo esquecendo um dia não desanime escreva no outro, o importante é ter força de vontade. E esse compromisso é seu, onde você medirá se é bom ou não ter a satisfação de tarefas e compromissos realizados.

- Se tiver dúvidas de como fazê-lo ou sobre alguma categoria assista a vídeos no You Tube ou leia Post em Blogs sobre o assunto. Em breve um vídeo sobre o meu caderno!


Como divido meu caderno de organização pessoal?

Divido em 10 categorias, sendo elas:

1- Caixa de Entrada: Essa é a categoria mais importante.Aqui escrevo todas as coisas que devo fazer em determinada data. Sempre reservo 5 minutos antes de dormir, mentalizo e escrevo todas as tarefas e compromissos para o próximo dia. Sempre consulto as categorias rotina, tarefas e lembretes para não esquecer de escrever nada para aquela data (se tiver algo marcado).

2- Rotinas: Essa é a mais elaborada e a segunda mais importante. Todos sabem que uma vida bem organizada requer uma rotina bem dividida e adequada a sua necessidade. Então, aqui estão minhas rotinas diárias, semanais e mensais. Dentro delas inclui a rotina pessoal, de estudo, do blog, cronograma capilar e em breve rotina de ginástica e alimentação.

3- Tarefas: Aqui escrevo coisas que preciso fazer sem data marcada e menciono sua importância para dependendo do grau  lançá-las na caixa de entrada numa data mais adequada.

4- Finanças: Como o próprio nome da categoria já diz trata-se de controle de recebimentos, gastos e pagamentos diário e mensal. Todas precisamos ter controle de nossas finanças, se não vamos viver sempre no vermelho.

5- Wishilist: Umas das melhores rsrsrs. Aqui separo cada folha em duas colunas e menciono o que "Preciso comprar" e o que "Quero comprar", para também ter controle dos gastos e não sair que nem louca comprando só o que quero e esquecendo das minhas necessidades.

6- Projetos: Nessa categoria escrevo todos os meus projetos, metas e objetivos para aquele ano, e vou acompanhando seu desenvolvimento para realizá-los.

7- Estudos: Aqui escrevo meu plano de estudos para a faculdade e outros concursos que pretendo fazer. Não esqueço de escrever também alguma atividade ou trabalho para entregar.

8- Saúde: Essa categoria está definida para consultas, exames e acompanhamento periódico da saúde. 

9- Lembrar: Se tenho que lembrar de algo importante que não se encaixa em nenhuma das outras categorias mencionadas acima eu anoto nessa aba, e consulto sempre para não esquecer.

10- Links: Essa categoria eu criei para escrever coisas úteis como telefone, endereço, e-mail ou informações importantes somente em um lugar. Quantas vezes esquecemos o telefone ou alguma informação útil e lembramos de ter anotado em um papel qualquer, quando nos damos conta "cadê o papel". Isso sempre acontecia comigo. Então a categoria está criada.

* Para aquelas que se perguntaram: Cadê a categoria Blog? A resposta é: Nesse caderno resolvi deixá-lo apenas para a organização pessoal, já que para o Blog teria que ter outras categorias bem definidas. Além do caderno pessoal, tenho o Caderno de organização do Blog e mostrarei para vocês em outro post explicando cada categoria.

FOTOS DO CADERNO DE ORGANIZAÇÕES:








4 comentários:

  1. eu escolhi um pequeno, porque é melhor de levar na bolsa. e me ajuda muuuito! :)
    champagne supernova

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  2. Também tenho um caderno de organização, mas o teu post deu-me mais algumas ideias :) http://diariodeumafricana.blogspot.pt/

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  3. Gente o caderninho de organização foi feito pra durar o ano inteiro ou só alguns meses?

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  4. Gente o caderninho de organização foi feito pra durar o ano inteiro ou só alguns meses?

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