5 Dicas para Blogueiras e Vlogueiras Iniciantes

Olá blogueiras lindas do meu coração, tudo bem? Hoje o post é sobre dicas para blogueiras iniciantes, ao todo falarei 5 para vocês. Pensando muito sobre o que já passei nesse tempo de experiência como blogueira (2 anos e 2 meses e alguns dias) resolvi selecionar 5 dicas para quem está começando com Blog ou Vlog
1ª - ORGANIZAÇÃO/PLANEJAMENTO: Organização é a chave para o sucesso de muitos de nossos sonhos, tudo nessa vida requer organização e planejamento para dar certo. Imaginem alguém que tem um sonho de ir para a Disney e deseja muito isso (O que ela faz? Deita e fica sonhando ou paneja para acontecer?). Organizar-se é você ordenar e distribuir todos os diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade. Planejar é criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Fontes de definição: Site http://www.significados.com.br/). No mundo do blog e vlog não é diferente, a organização e planejamento é a base para o crescimento e chegada ao sucesso. Se você quer começar um blog/vlog precisa organizar o seu tempo e todo o material preciso para desenvolver esse trabalho. Para se organizar você pode optar por agendas, planners, cadernos de organização e etc, esses elementos vão te ajudar com a rotina e frequência de postagens durante a semana. E como se planejar? Trace metas e objetivos que você quer alcançar, depois liste tudo o que você precisa fazer para alcançar cada conquista. Assim você terá um norte de como e por onde seguir seu trabalho otimizando tempo e muitas outras coisas.

2ª - ORIGINALIDADE: Ser original é um diferencial importante no mundo dos blogs/vlogs. Todos nós sabemos que o Boom nesse mundo deu origem a uma nova profissão de sucesso na internet "Blogueira e Vlogueira", ambos são formadores de opinião de um determinado nicho que tem por objetivo em comum passar informações, experiências e conhecimentos para pessoas que têm o mesmo interesse. Depois que essa atividade se profissionalizou por muitos que obtiveram sucesso pessoas procuraram entrar nesse ramo também, talvez por se identificarem com as atividades, ou até mesmo por "interesse em ganhar produtos ou participar de eventos". Como ser ORIGINAL numa área em que todos falam sobre o mesmo assunto sem ser cópia um do outro? Simplesmente faça o comum de forma diferente, ouse inovar, tenham coragem de ser você mesmo dentro daquilo que você apresenta. Para ser original não basta ser diferente, mas além disso você tem que passar seu conteúdo de uma forma criativa que aguce a curiosidade e o interesse de outras pessoas que vêm a mesma coisa sendo passada várias vezes por várias pessoas. 

3ª - COMPROMISSO: De que vale ser organizado ao extremo, original e não ser comprometido com os leitores e seguidores que acompanham o seu trabalho todos os dias? É importante que vocês estabeleçam no planejamento uma rotina fixa para que sejam publicados seus posts ou vídeos com uma frequência regular. Já pensou se na Globo a novela das 21h fosse exibida somente quando o diretor e atores estivesse com vontade ou de bem com a vida? É, muitos fãs e telespectadores deixariam de acreditar no trabalho deles e automaticamente mudariam de emissora. Da mesma forma acontece no mundo da internet, se você tem um blog e posta todos os dias, então todos os dias terá pelo menos 1 leitor do outro lado do computador lendo suas publicações. Isso te leva a pensar o porquê temos que ter compromisso com eles postando regularmente e tendo compromisso diretamente com o público que nos acompanha. Faça um cronograma semanal, e mensal para acompanhar sempre o que você está publicando pois além de termos o compromisso de sempre gerar conteúdos eles precisam ser diversificados para não deixar o blog ou vlog entedioso. 

4ª - DETERMINAÇÃO: Não é fácil escrever ou gravar um conteúdo e depois não ter o feedback das pessoas. Ainda mais quando o conteúdo requer muito de nossa dedicação, esforço, por vezes muito tempo também e até recursos financeiros. Nós como geradores de conteúdo temos necessidade de saber a opinião de quem nos segue e acompanha. A coisa melhor para um blogueiro/vlogueiro é receber comentários, sugestões e interagir com todos. No começo do seu trabalho você pode chegar a sentir que seu trabalho é em vão e que ninguém tem interesse em te ver ou ler o teu conteúdo. Mas, esse sentimento de que você está sozinho no seu trabalho deve ir embora. Por mais que você publique conteúdos e não receba aquele retorno esperado do seu público continue, melhore e aprenda sempre. Faça o seu melhor como se você fosse o melhor a ser visto. Uma hora acontece, vem 1 leitor, 2 leitores e consequentemente vários mais irão aparecer para prestigiar seu trabalho. Não desista, não desanime que uma hora tudo acontece e flui como deveria.

5ª - POSITIVIDADE: Seja positivo! Esse ponto é um complemento da 4ª dica. No começo pensamos por tantas coisas, pessoas do nosso meio mesmo como amigos e familiares de inicio não entendem a importância de nosso trabalho e pensam que é apenas um hobbie de quem não tem o que fazer, isso gera um preconceito que muitas de vocês já devem ter passado. A dica para romper esse preconceito e seguir em frente sem desistir é ser positivo. A positividade tem o poder de fazer com que todas as coisas que envolvam o que estamos fazendo dê certo. E a partir do momento que você acreditar que aquilo que você faz é importante e relevante tudo ficará mais claro para as pessoas e elas entenderam aos poucos a dimensão de tudo isso.

Acompanhe a Série: Dicas para Blogueiras

Espero que tenham gostado,
beijos da Érika !!!
                                                Já Curtiu o Sempre Conectada?
                       

2 comentários:

  1. Oi Érika, meu blog está no começo, ainda não tem 3 meses, e realmente o começo é um pouco difícil mesmo. Amei suas dicas, concordo com tudo o que disse! Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dani, fico feliz em compartilhar o pouco que sei porquê sei o quanto é importante cada dica para as iniciantes. Farei mais posts e vídeos sobre o assunto, adoro compartilhar conhecimento e experiências, beijos <3

      Excluir

Sua opinião é muito importante para o Blog, então não saia sem comentar !!!